Notícias
16
06
Como é feito o vidro blindado

Já foi o tempo em que vidros eram aqueles materiais frágeis. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, ele se tornou um material completamente versátil com diversas funcionalidades, inclusive garantir a segurança. E na maioria das vezes que associamos o vidro a segurança, o primeiro tipo que vem em mente é o “vidro blindado”, bastante usados em veículos e residências, para aumentar a segurança de todos. Mas você sabe como ele é fabricado?

A forma mais fácil de entender como o vidro é fabricado é associá-lo a um sanduíche, onde o vidro faz o papel do pão e o recheio é feito de plástico ou resina sintética. O número das camadas é bastante variável, assim como a espessura dos materiais que o compõe, isso vai depender bastante do quão resistente o material precisa ser.

O primeiro passo no processo de confecção do vidro blindado é a aplicação da camada externa de vidro, que será a primeira proteção, pois, por ser um produto abrasivo, causa corrosão e deformação do projétil no momento do impacto.

Após, é realizada a aplicação do material interno, que como dito anteriormente, pode ser feito de plástico ou de resina sintética. Ele agirá como uma espécie de “amortecedor”, reduzindo a velocidade do projétil até que ela pare completamente.

E ao final, é aplicada a outra camada de vidro, que nunca é atingida pelo projétil, mas pode se estilhaçar por conta da energia causada pelo impacto, por isso também é aplicada uma fina película de plástico, para impedir que os estilhaços atinjam alguém. Após estar pronto, o produto passa por um teste, onde é metralhado com projéteis do calibre específico na qual ele deve ser resistente.

A Apollo Vidros é uma empresa que traz qualidade e excelência nos trabalhos com manejo de vidro, sendo líder no segmento e contando com profissionais especializados e experientes.

Deixe um Comentário