ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça a história do Vidro



Ele está presente na nossa casa, nos carros, nas ruas, nas embalagens e em diversos lugares. Seja para proteger ou decorar ambientes, o vidro se tornou indispensável no nosso dia a dia. Mas quem inventou o vidro?

Os historiadores não possuem dados precisos sobre a origem do vidro, mas acredita-se que o material já era conhecido há pelo menos 4000 anos antes de Cristo. Pesquisadores encontraram vestígios de vidro nas necrópoles egípcias desta data.

Acredita-se também que o vidro tenha sido descoberto de forma casual. Os historiadores acreditam que foram os navegadores fenícios, ancorados em uma praia da Costa Síria, que descobriram o material enquanto faziam uma fogueira improvisando blocos de salitre e soda. Eles perceberam que, com o passar do tempo, uma substância escorria do fogo, se solidificando rapidamente.

A partir daí, as técnicas de fabricação foram se desenvolvendo. Aproximadamente no ano 100 a.C., os romanos começaram a utilizar a técnica de sopro para a fabricação de vasos e garrafas de vidro. Centenas de anos depois, no século XVIII, a Indústria do vidro começou a prosperar.

No Brasil, a primeira fábrica de vidros foi criada por holandeses, entre 1624 e 1635, em Pernambuco. A fábrica produzia janelas, copos e frascos.

Com o passar dos anos, a fabricação do vidro se modernizou e hoje proporciona materiais cada vez mais resistentes e seguros. A Apollo Vidros se orgulha de fazer parte desta história!