Janelas, vitrines, vitrais, varandas… O vidro deixa tudo mais bonito, não é?
Mas além da beleza que ele confere a tantos objetos e lugares, o vidro é um material bem peculiar. Você sabia que o vidro, da maneira que geralmente o vemos – em portas de bancos, janelas de casa e copos – está no estado líquido?
É isso mesmo. O vidro é classificado como um sólido amorfo, o que quer dizer que ele não tem forma, colocando-o em uma categoria entre elementos sólidos e líquidos.
É claro que o vidro não se derrete em temperaturas normais. São necessárias temperaturas altíssimas para que ele assuma a forma líquida e fluida.
Isso acontece devido à sua estrutura molecular. Enquanto os sólidos possuem uma estrutura regular definida, os líquidos apresentam uma estrutura irregular e se adequam ao formato da superfície onde estão. Já os sólidos amorfos, como o plástico e o próprio vidro, apresentam uma viscosidade muito elevada, o que pode causar alterações em suas formas, mas que são muito demoradas e não são visíveis a olho nu.
E agora? Preciso me preocupar?
Não é preciso se preocupar! Se você está pensando em ter uma sacada, vitrine ou tampo em vidro, pode ficar tranquilo porque o vidro é um material totalmente seguro e aqui na Apollo Vidros você tem serviço e qualidade impecáveis!
Já foi o tempo em que vidros eram aqueles materiais frágeis. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, ele se tornou um material completamente versátil com diversas funcionalidades, inclusive garantir a segurança. E na maioria das vezes que associamos o vidro a segurança, o primeiro tipo que vem em mente é o “vidro blindado”, bastante usados em veículos e residências, para aumentar a segurança de todos. Mas você sabe como ele é fabricado?
A forma mais fácil de entender como o vidro é fabricado é associá-lo a um sanduíche, onde o vidro faz o papel do pão e o recheio é feito de plástico ou resina sintética. O número das camadas é bastante variável, assim como a espessura dos materiais que o compõe, isso vai depender bastante do quão resistente o material precisa ser.
O primeiro passo no processo de confecção do vidro blindado é a aplicação da camada externa de vidro, que será a primeira proteção, pois, por ser um produto abrasivo, causa corrosão e deformação do projétil no momento do impacto.
Após, é realizada a aplicação do material interno, que como dito anteriormente, pode ser feito de plástico ou de resina sintética. Ele agirá como uma espécie de “amortecedor”, reduzindo a velocidade do projétil até que ela pare completamente.
E ao final, é aplicada a outra camada de vidro, que nunca é atingida pelo projétil, mas pode se estilhaçar por conta da energia causada pelo impacto, por isso também é aplicada uma fina película de plástico, para impedir que os estilhaços atinjam alguém. Após estar pronto, o produto passa por um teste, onde é metralhado com projéteis do calibre específico na qual ele deve ser resistente.
A Apollo Vidros é uma empresa que traz qualidade e excelência nos trabalhos com manejo de vidro, sendo líder no segmento e contando com profissionais especializados e experientes.