ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça a história do Vidro



Ele está presente na nossa casa, nos carros, nas ruas, nas embalagens e em diversos lugares. Seja para proteger ou decorar ambientes, o vidro se tornou indispensável no nosso dia a dia. Mas quem inventou o vidro?

Os historiadores não possuem dados precisos sobre a origem do vidro, mas acredita-se que o material já era conhecido há pelo menos 4000 anos antes de Cristo. Pesquisadores encontraram vestígios de vidro nas necrópoles egípcias desta data.

Acredita-se também que o vidro tenha sido descoberto de forma casual. Os historiadores acreditam que foram os navegadores fenícios, ancorados em uma praia da Costa Síria, que descobriram o material enquanto faziam uma fogueira improvisando blocos de salitre e soda. Eles perceberam que, com o passar do tempo, uma substância escorria do fogo, se solidificando rapidamente.

A partir daí, as técnicas de fabricação foram se desenvolvendo. Aproximadamente no ano 100 a.C., os romanos começaram a utilizar a técnica de sopro para a fabricação de vasos e garrafas de vidro. Centenas de anos depois, no século XVIII, a Indústria do vidro começou a prosperar.

No Brasil, a primeira fábrica de vidros foi criada por holandeses, entre 1624 e 1635, em Pernambuco. A fábrica produzia janelas, copos e frascos.

Com o passar dos anos, a fabricação do vidro se modernizou e hoje proporciona materiais cada vez mais resistentes e seguros. A Apollo Vidros se orgulha de fazer parte desta história!

O vidro é um elemento extremamente versátil, e por isso é muito utilizado em diversos segmentos. Suas características permitem fabricá-lo de maneiras diferentes e personalizadas, o que explica a grande variedade presente em inúmeros mercados.

 

Existem três tipos de vidros considerados os mais procurados pelas pessoas, e você confere logo abaixo a diferença entre eles. Continue a leitura!

 

Comum

O vidro comum é facilmente encontrado em qualquer lugar, com seu aspecto liso, duro e impermeável. Apesar disso, é a categoria mais frágil que existe, pois conta com baixa resistência mecânica e se parte em centenas de pedaços cortantes quando quebrado.

 

Temperado

Resistência é o pilar do vidro temperado. Essa variação suporta choques térmicos e é considerada segura, sendo utilizada em estruturas autoportantes sem caixilhos por trabalhar bem com grandes alterações de temperatura.

 

Laminado

Também seguro, o vidro laminado é fabricado com duas ou mais placas do mesmo material, que são fixadas com camadas PVB (polivinil butiral), promovendo resistência a impactos, filtrando os raios UV e também reduzindo ruídos externos.

 

Deseja utilizar o vidro no seu projeto? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!