Ele está presente na nossa casa, nos carros, nas ruas, nas embalagens e em diversos lugares. Seja para proteger ou decorar ambientes, o vidro se tornou indispensável no nosso dia a dia. Mas quem inventou o vidro?
Os historiadores não possuem dados precisos sobre a origem do vidro, mas acredita-se que o material já era conhecido há pelo menos 4000 anos antes de Cristo. Pesquisadores encontraram vestígios de vidro nas necrópoles egípcias desta data.
Acredita-se também que o vidro tenha sido descoberto de forma casual. Os historiadores acreditam que foram os navegadores fenícios, ancorados em uma praia da Costa Síria, que descobriram o material enquanto faziam uma fogueira improvisando blocos de salitre e soda. Eles perceberam que, com o passar do tempo, uma substância escorria do fogo, se solidificando rapidamente.
A partir daí, as técnicas de fabricação foram se desenvolvendo. Aproximadamente no ano 100 a.C., os romanos começaram a utilizar a técnica de sopro para a fabricação de vasos e garrafas de vidro. Centenas de anos depois, no século XVIII, a Indústria do vidro começou a prosperar.
No Brasil, a primeira fábrica de vidros foi criada por holandeses, entre 1624 e 1635, em Pernambuco. A fábrica produzia janelas, copos e frascos.
Com o passar dos anos, a fabricação do vidro se modernizou e hoje proporciona materiais cada vez mais resistentes e seguros. A Apollo Vidros se orgulha de fazer parte desta história!
Já foi o tempo em que vidros eram aqueles materiais frágeis. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, ele se tornou um material completamente versátil com diversas funcionalidades, inclusive garantir a segurança. E na maioria das vezes que associamos o vidro a segurança, o primeiro tipo que vem em mente é o “vidro blindado”, bastante usados em veículos e residências, para aumentar a segurança de todos. Mas você sabe como ele é fabricado?
A forma mais fácil de entender como o vidro é fabricado é associá-lo a um sanduíche, onde o vidro faz o papel do pão e o recheio é feito de plástico ou resina sintética. O número das camadas é bastante variável, assim como a espessura dos materiais que o compõe, isso vai depender bastante do quão resistente o material precisa ser.
O primeiro passo no processo de confecção do vidro blindado é a aplicação da camada externa de vidro, que será a primeira proteção, pois, por ser um produto abrasivo, causa corrosão e deformação do projétil no momento do impacto.
Após, é realizada a aplicação do material interno, que como dito anteriormente, pode ser feito de plástico ou de resina sintética. Ele agirá como uma espécie de “amortecedor”, reduzindo a velocidade do projétil até que ela pare completamente.
E ao final, é aplicada a outra camada de vidro, que nunca é atingida pelo projétil, mas pode se estilhaçar por conta da energia causada pelo impacto, por isso também é aplicada uma fina película de plástico, para impedir que os estilhaços atinjam alguém. Após estar pronto, o produto passa por um teste, onde é metralhado com projéteis do calibre específico na qual ele deve ser resistente.
A Apollo Vidros é uma empresa que traz qualidade e excelência nos trabalhos com manejo de vidro, sendo líder no segmento e contando com profissionais especializados e experientes.