ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dicas para proteger sua casa da maresia



Morar perto da praia é uma delícia! Além de ser uma ótima opção de lazer para a família toda, a gente adora aquela brisa que vem do mar. Mas, como nem tudo é perfeito, as bilhões de gotículas da água do mar que a maresia carrega para dentro da nossa casa, fazem com que nossos móveis e eletrodomésticos sofram algumas consequências, como corrosões, ferrugens e mofo.

Devido à maresia, esses estragos acontecem em um período de tempo mais curto do que o estipulado para a vida útil desses ítens, mas com alguns cuidados extras, conseguimos proteger a nossa casa desses efeitos por muito mais tempo. Confira algumas dicas:

Pinte a casa com tintas que tenham fungicidas

Hoje em dia o mercado disponibiliza tintas que contém fungicida em sua fórmula, o que ajuda muito no combate ao bolor causado pela umidade do ar, que costuma ser mais alta em cidades litorâneas.

Limpe frequentemente os móveis

Uma dica simples e que funciona bastante é limpar os móveis e eletrodomésticos de metal com um pano e sabão neutro e depois outro pano seco, para retirar as gotículas de água do mar que são depositadas nas superfícies, evitando a oxidação. Já nos ítens de madeira, passe lustra móveis ou óleo de peroba.

Cuide das dobradiças

As dobradiças das portas são comumente afetadas pelo efeito da maresia, enferrujando rapidamente e emperrando, o que é um grande incômodo no dia a dia. Para evitar isso, basta aplicar spray de óleo uma vez por semana, para que elas estejam sempre lubrificadas.

Esteja sempre atento aos sinais que sua casa dá para que você possa reverter qualquer situação de forma simples e rápida. Siga esses cuidados e aproveite só os benefícios de morar pertinho do mar!



A varanda já é por si só um dos espaços mais queridos da casa. Quem não tem, quer ter e quem tem usa e abusa desse ambiente pra relaxar, tomar um ar fresco, ver a rua e pensar na vida!

Mas, no final do ano, esse espaço ganha ainda mais importância. Afinal, ele vai ser o ponto principal da sua decoração de natal, a primeira coisa que seus convidados verão ao chegarem na sua casa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas pra você decorar a sua varanda da melhor maneira possível e receber sua família e amigos em um ambiente muito especial:

A varanda costuma ser um local que sempre abriga elementos da natureza, como vasos de plantas, por exemplo. Aproveite esses enfeites naturais como suporte para as suas decorações natalinas, cobrindo os vasos com tecidos vermelhos, verdes ou estampados e pendurando adornos das mesmas cores.

Se você tem crianças na família, com certeza elas estão na maior expectativa para a chegada do Papai Noel. Tente reproduzir as pegadas do bom velhinho, como se ele tivesse entrado pela sacada, vale a pena fazer uma sujeirinha no vidro, depois é só passar um paninho com sabão neutro e água morna.

A decoração mais tradicional, e uma das que mais ficam bonitas, é colocar pisca-pisca na moldura da sacada, destacando esse item. O pisca-pisca também pode ser utilizado para desenhar uma árvore de natal na parede, por exemplo. Fica super criativo!

Coloque itens como Papai Noel, estrelas, anjos, botas, bonecos de neve, veados e outros. Uma forma criativa de usar esses objetos é colocá-los como se estivessem fazendo parte do ambiente mesmo, em posições que façam parecer que eles estão interagindo com as pessoas e o local.

Uma dica interessante é você conversar com o síndico do seu prédio e verificar a possibilidade de todas as varandas terem uma decoração padrão. Claro que depois você pode personalizar a sua, mas com uma base padronizada, o prédio vai ficar muito mais charmoso, além de todos os vizinhos entrarem no espírito natalino!