ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dicas para proteger sua casa da maresia



Morar perto da praia é uma delícia! Além de ser uma ótima opção de lazer para a família toda, a gente adora aquela brisa que vem do mar. Mas, como nem tudo é perfeito, as bilhões de gotículas da água do mar que a maresia carrega para dentro da nossa casa, fazem com que nossos móveis e eletrodomésticos sofram algumas consequências, como corrosões, ferrugens e mofo.

Devido à maresia, esses estragos acontecem em um período de tempo mais curto do que o estipulado para a vida útil desses ítens, mas com alguns cuidados extras, conseguimos proteger a nossa casa desses efeitos por muito mais tempo. Confira algumas dicas:

Pinte a casa com tintas que tenham fungicidas

Hoje em dia o mercado disponibiliza tintas que contém fungicida em sua fórmula, o que ajuda muito no combate ao bolor causado pela umidade do ar, que costuma ser mais alta em cidades litorâneas.

Limpe frequentemente os móveis

Uma dica simples e que funciona bastante é limpar os móveis e eletrodomésticos de metal com um pano e sabão neutro e depois outro pano seco, para retirar as gotículas de água do mar que são depositadas nas superfícies, evitando a oxidação. Já nos ítens de madeira, passe lustra móveis ou óleo de peroba.

Cuide das dobradiças

As dobradiças das portas são comumente afetadas pelo efeito da maresia, enferrujando rapidamente e emperrando, o que é um grande incômodo no dia a dia. Para evitar isso, basta aplicar spray de óleo uma vez por semana, para que elas estejam sempre lubrificadas.

Esteja sempre atento aos sinais que sua casa dá para que você possa reverter qualquer situação de forma simples e rápida. Siga esses cuidados e aproveite só os benefícios de morar pertinho do mar!

Com cada vez mais pessoas optando por morar em apartamento, o hábito de cultivar plantas no ambiente do lar tem se tornado raro. Mas o que muita gente não sabe, é que mesmo em espaços menores, é possível ter um pequeno jardim e estabelecer um contato com a natureza.

 

Adotando algumas simples adaptações no local escolhido, você pode plantar flores e condimentos na sua horta caseira. Confira algumas dicas:

 

Para começar, é preciso definir em que local o seu jardim ficará situado. O ideal é que ele fique posicionado em varandas ou lugares em que seja possível ter contato com o ambiente e luz solar, como a sacada, por exemplo.

 

As condições climáticas da cidade em que você mora precisam ser consideradas antes de optar por determinados tipos de plantas. Leve em conta a umidade, corrente de ar, calor e outros fatores ambientais.

 

Os pallets são excelentes opções para se ter um jardim vertical e cheio de estilo, pois além de esteticamente harmônicos, cultivar plantas em paredes confere economia de espaço e um toque de modernidade.

 

Utilize itens reciclados na manutenção do seu jardim, como latas, vidros e garrafas pets (sempre higienizados!) e alie criatividade com sustentabilidade, economizando ainda alguns trocados na compra de materiais específicos.

 

Gostou das dicas? Agora basta você colocá-las em prática e começar a montar o seu jardim de maneira criativa e original!