ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aprenda a descartar vidros quebrados



O vidro é um material que leva muito tempo para se decompor na natureza, mais de 10.000 anos, e por esse motivo deve ser descartado da maneira correta, minimizando os possíveis impactos ambientais causados pelo material.

Além disso, há ainda o perigo de o vidro ferir alguém, como os coletores de lixo, pessoas que abrem o lixo em busca de algo e até animais, como gatos e cachorros, que têm o costume de revirar os lixos.

Para ajudá-lo a fazer o descarte de maneira correta e sustentável, separamos algumas dicas:

1- Envolva bem os pedaços do vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão;

2- Outra opção é cortar uma garrafa pet, colocar os pedaços de vidro dentro dela e fechá-la com a parte superior, lembrando-se de vedá-la bem com fita adesiva, para que não abra no caminho;

3- Se o vidro for reciclável, como embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva do seu bairro e descarte o material junto com o lixo limpo, porém escreva no pacote que o conteúdo é vidro;

4- Monitores de TV e computador são lixo eletrônico e não podem ser descartados com o lixo comum ou reciclável. Devolva o equipamento ao fabricante ou informe-se sobre os locais que fazem essa coleta na sua cidade.

5- Lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas em locais específicos por possuírem resíduos tóxicos, informe-se sobre o local de descarte na sua cidade. Já as lâmpadas incandescentes podem ser descartadas no lixo comum, pois não podem ser recicladas.

A Apollo Vidros incentiva o uso consciente dos materiais e a prática da coleta seletiva!



Ele está presente na nossa casa, nos carros, nas ruas, nas embalagens e em diversos lugares. Seja para proteger ou decorar ambientes, o vidro se tornou indispensável no nosso dia a dia. Mas quem inventou o vidro?

Os historiadores não possuem dados precisos sobre a origem do vidro, mas acredita-se que o material já era conhecido há pelo menos 4000 anos antes de Cristo. Pesquisadores encontraram vestígios de vidro nas necrópoles egípcias desta data.

Acredita-se também que o vidro tenha sido descoberto de forma casual. Os historiadores acreditam que foram os navegadores fenícios, ancorados em uma praia da Costa Síria, que descobriram o material enquanto faziam uma fogueira improvisando blocos de salitre e soda. Eles perceberam que, com o passar do tempo, uma substância escorria do fogo, se solidificando rapidamente.

A partir daí, as técnicas de fabricação foram se desenvolvendo. Aproximadamente no ano 100 a.C., os romanos começaram a utilizar a técnica de sopro para a fabricação de vasos e garrafas de vidro. Centenas de anos depois, no século XVIII, a Indústria do vidro começou a prosperar.

No Brasil, a primeira fábrica de vidros foi criada por holandeses, entre 1624 e 1635, em Pernambuco. A fábrica produzia janelas, copos e frascos.

Com o passar dos anos, a fabricação do vidro se modernizou e hoje proporciona materiais cada vez mais resistentes e seguros. A Apollo Vidros se orgulha de fazer parte desta história!