ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casas Feitas de Garrafas




Atualmente há cada vez mais empresas preocupadas com o meio ambiente, adotando práticas sustentáveis em suas rotinas. Mas mesmo antes do conceito de sustentabilidade ser evidente na filosofia das empresas, a marca Heineken já mostrava uma visão sustentável, dando uma nova utilidade para as garrafas de cerveja vazia.

Em 1960, após uma visita ao caribe, o holandês Alfred Heineken, percebeu a quantidade de garrafas descartadas nas praias e a falta de materiais baratos para construir moradias para a população local. Ele decidiu pensar em algo que resolveria os dois problemas de uma vez só, ele então contratou o arquiteto John Habren para desenvolver uma nova garrafa que pudesse ser usada como tijolo de vidro após o seu consumo. E foi assim que nasceu a Heineken WOBO.

Por conta do seu recuo nos fundos que cabia o pescoço das outras garrafas, a WOBO poderia ser empilhada horizontalmente, assim como os lados também, reduzindo o uso de argamassa. Embora a ideia tenha sido bastante inovadora e de fato as garrafas fossem eficientes, ela não teve continuidade. Sendo que na época foram produzidas cerca de cem mil delas, nos tamanhos 350mm e 500mm.

Apesar de ter sido uma ótima ideia que foi recusada na época, hoje ainda existem duas construções feitas com o material localizadas em propriedades da Heineken, que comprovam a eficiência delas.


 
Atualmente é praticamente impossível se mudar para um apartamento com sacada e não se preocupar com eventuais acidentes que possam ocorrer em um momento de distração, principalmente quando crianças e animais de estimação fazem parte da família.
 
As duas mais famosas soluções para esse problema são a tela (ou rede) de proteção e o fechamento de sacada em vidro. Cada método tem suas vantagens, mas nós aqui da Apollo Vidros fizemos uma pequena comparação para lhe ajudar a decidir qual o melhor investimento para seu imóvel.
 
As telas de proteção são ideais para quem quer evitar acidentes não somente através de sua sacada, mas também pela janela. Elas oferecem segurança para pessoas que circulam próximas a ela ou permanecem ao seu lado, além de evitarem a entrada de aves e terem ótima durabilidade.
 
Já o fechamento de sacadas em vidro, muito resistentes à impactos e de fácil manutenção e limpeza, tem como objetivo principal proteger todos os moradores, e não somente crianças e animais de estimação. Seu uso permite, entre outras vantagens, a manipulação das condições climáticas, isso é, a possibilidade de manter o painel aberto em dias de calor, aproveitando assim a ventilação e a luminosidade natural; fechá-lo em dias de chuva evitando a água, o frio e ruídos externos; e ainda mobiliar a sacada, transformando o local em um ambiente aconchegante.
 
Para mais informações, entre em contato com a Apollo Vidros!