Você com certeza já se deparou com um vitral colorido e ficou admirado com todo aquele trabalho minucioso. Os vitrais remontam ao século X e foram muito utilizados em igrejas e catedrais por toda a Europa. Ainda hoje, muitas igrejas são pontos turísticos por conta de seus vitrais incríveis.
Quase sempre retratando cenas bíblicas, o principal objetivo dos vitrais era o do ensino, para que a população analfabeta conhecesse as escrituras sagradas. O efeito da luz sobre os vidros coloridos também criavam uma atmosfera mais mística.
Por ser um material altamente resistente, até hoje centenas de igrejas antigas ainda exibem seus vitrais praticamente intactos! Com certeza vale a pena parar e admirar essa arte na próxima vez em que visitar uma cidade histórica!
Aqui em Santos, vale olhar a Igreja do Embaré, no canal 4.
O vidro é um material que leva muito tempo para se decompor na natureza, mais de 10.000 anos, e por esse motivo deve ser descartado da maneira correta, minimizando os possíveis impactos ambientais causados pelo material.
Além disso, há ainda o perigo de o vidro ferir alguém, como os coletores de lixo, pessoas que abrem o lixo em busca de algo e até animais, como gatos e cachorros, que têm o costume de revirar os lixos.
Para ajudá-lo a fazer o descarte de maneira correta e sustentável, separamos algumas dicas:
1- Envolva bem os pedaços do vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão;
2- Outra opção é cortar uma garrafa pet, colocar os pedaços de vidro dentro dela e fechá-la com a parte superior, lembrando-se de vedá-la bem com fita adesiva, para que não abra no caminho;
3- Se o vidro for reciclável, como embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva do seu bairro e descarte o material junto com o lixo limpo, porém escreva no pacote que o conteúdo é vidro;
4- Monitores de TV e computador são lixo eletrônico e não podem ser descartados com o lixo comum ou reciclável. Devolva o equipamento ao fabricante ou informe-se sobre os locais que fazem essa coleta na sua cidade.
5- Lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas em locais específicos por possuírem resíduos tóxicos, informe-se sobre o local de descarte na sua cidade. Já as lâmpadas incandescentes podem ser descartadas no lixo comum, pois não podem ser recicladas.
A Apollo Vidros incentiva o uso consciente dos materiais e a prática da coleta seletiva!